Camaleões Soluções em RH

O processo para selecionar um novo funcionário é muito importante para todas as empresas. Saber montar uma equipe de qualidade é um passo fundamental para alcançar bons resultados e, um grande desafio para qualquer organização.

 

Uma seleção de qualidade permite que os gestores possam contar com profissionais competentes e que tenham a cara da empresa.

 

Abaixo, seguem algumas dicas para auxiliar na realização de um processo de recrutamento e seleção assertivo.

  

1.      Divulgação e perfil da vaga

 

Antes de qualquer divulgação de vagas de emprego, trace o perfil profissional que está buscando, para garantir que a oportunidade chegue até o público-alvo esperado pela empresa.

 

Avaliar os canais em que as vagas serão divulgadas é importante para que o processo de recrutamento e seleção tenha maior assertividade. Não se limite apenas aos sites tradicionais, recorra também às redes sociais como LinkedIn e Instagram, uma vez que as vagas podem ser compartilhadas pelos colaboradores da empresa ou até mesmo por outros recrutadores.

  

2.      Triagem de Currículos

 

Nesta etapa, o recrutador deve filtrar os currículos dos candidatos que aparentemente tenham mais aderência ao cargo e cumpram os requisitos mínimos para assumir a vaga.

 

Se umas das exigências da vaga é determinado conhecimento ou formação em alguma área específica, o ideal é não dar continuidade com os candidatos que não estão de acordo com as qualificações exigidas.


Após a seleção dos profissionais que estejam de acordo com as exigências da vaga, o recrutador irá estabelecer um contato para que as próximas etapas sejam realizadas.

  

3.      Entrevistas

 

As entrevistas de emprego servem para que os recrutadores conheçam um pouco melhor o perfil profissional dos candidatos interessados em ocupar o cargo oferecido. Para ter maiores chances de sucesso na entrevista, o ideal é deixar o candidato mais relaxado, afinal, sabemos que o nervosismo pode acabar prejudicando o entrevistado.

 

Neste momento, os entrevistadores verificam se as experiências e expectativas dos candidatos estão compatíveis com aquelas esperadas pela empresa. Com perguntas objetivas, o recrutador direciona a conversa para descobrir mais sobre a jornada profissional do entrevistado. É preciso atentar ao fato que, ao fazer perguntas com respostas muito abertas, ou subjetivas, há o risco de o candidato, no momento da resposta, perder o foco da entrevista.


Finalize a entrevista demonstrando sua gratidão pela disponibilidade e atenção do candidato e informe sobre o prazo para um retorno, tanto para os aprovados quanto para os reprovados.

  

4.      Contratação

 

Por fim, vencidas as etapas anteriores do processo seletivo, e outras que porventura sejam necessárias, como testes, estudos de caso, dinâmicas de grupo e entrevistas com gestores, inicia-se a contratação e integração do novo colaborador.

 

O acompanhamento nos primeiros dias e semanas é fundamental para que o colaborador se sinta acolhido e confortável no novo ambiente de trabalho. 

 É fundamental também oferecer um retorno empático e construtivo para os candidatos que tentaram a vaga e não foram contratados. Além de auxiliá-los a trabalhar pontos de melhoria, ajuda com que tenham uma imagem positiva da empresa.

Veja mais: